A sociedade atual passa por transformações, consequência da revolução
tecnológica e digital, que geram impacto na forma como acedemos à informação e
como a transformamos em conhecimento. A escola inserida nessa sociedade não
pode ficar indiferente sendo-lhe exigido que desenvolva nos alunos competências
da informação, digitais e dos média.
As Metas de
Aprendizagens TIC
(2010), emergem da necessidade de definir orientações para integração das TIC no
ensino, e de
“…identificação do conjunto de competências que a sociedade espera que os
jovens adquiram hoje na escola.” (Costa et al, 2010, pág, 932), desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, de uma forma transversal e transdisciplinar e organizam-se em três planos que cruzam
competências que vão desde:
1º - o saber usar;
2º - o saber usar para aprender
o currículo;
3º - o saber usar para pensar, decidir e agir.
No segundo plano, o documento
refere também as quatro áreas em competência TIC a desenvolver: informação,
comunicação, produção e segurança.
Se cruzarmos estas quatro áreas com o referencial de aprendizagens
“Aprender com a biblioteca escolar” imediatamente se conclui a Biblioteca
Escolar encontra “terreno fértil” para poder levar a cabo a sua missão. As Metas
de Aprendizagens TIC e o referencial de aprendizagens - Aprender com a
biblioteca escolar devem ser encarados como documentos norteadores de um
trabalho colaborativo, professor bibliotecário/professores das diferentes áreas
curriculares, no sentido de integrar as TIC como alavanca para o
desenvolvimento de literacias. “Aprender com a biblioteca escolar” surge no sentido de orientar o trabalho
das bibliotecas escolares de modo a que sejam desenvolvidas as literacias de
leitura, dos média e de informação. A dinâmica das bibliotecas escolares
rumará no sentido de: na primeira, desenvolver o gosto e competências de
leitura, escrita e comunicação; na segunda, possibilitar o desenvolvimento de
competências em que o aluno seja capaz de aprender e participar através dos
média e na terceira, desenvolver um trabalho que muna o aluno de ferramentas,
através das quais seja capaz de fazer um uso crítico da informação. No
referencial, “a literacia digital é abordada numa perspetiva transversal”.
Cada área do referencial apresenta os desempenhos a atingir pelos alunos, bem
como estratégias de operacionalização que auxiliam a biblioteca escolar a
trabalhar as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento das diferentes
literacias. Como refere Felizardo, este referencial
simples, bem estruturado, pode constituir um suporte precioso para ajudar os
Professores Bibliotecários na implementação de modelos de pesquisa, pois não se
pode promover a literacia informacional sem o suporte da literacia digital.
O cruzamento/articulação dos documentos mencionados anteriormente, devem
ser encarados pela BE, como referência para o desenvolvimento das competências
transversais e de aprendizagem das diferentes literacias.
Referências bibliográficas:
Costa et al (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. I Encontro
Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa. (931-936).
Felizardo, Helena. As
metas de aprendizagem na área das tic no contexto do desenvolvimento das
literacias e das competências transversais. in Pós-graduação em Gestão de
Bibliotecas A Biblioteca Escolar e as Novas
Tecnologias.Leiria: ISLA.
PORTUGAL. Ministério da Educação e
Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca
escolar . Lisboa: RBE (2012).