quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A literacia digital, motor de outras literacias


A sociedade atual passa por transformações, consequência da revolução tecnológica e digital, que geram impacto na forma como acedemos à informação e como a transformamos em conhecimento. A escola inserida nessa sociedade não pode ficar indiferente sendo-lhe exigido que desenvolva nos alunos competências da informação, digitais e dos média.
As Metas de Aprendizagens TIC (2010), emergem da necessidade de definir orientações para integração das TIC no ensino, e de “…identificação do conjunto de competências que a sociedade espera que os jovens adquiram hoje na escola.” (Costa et al, 2010, pág, 932), desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, de uma forma transversal e transdisciplinar e organizam-se em três planos que cruzam competências que vão desde:
 1º - o saber usar;
2º - o saber usar para aprender o currículo;
3º - o  saber usar para pensar, decidir e agir.
No segundo plano, o documento refere também as quatro áreas em competência TIC a desenvolver: informação, comunicação, produção e segurança.

Se cruzarmos estas quatro áreas com o referencial de aprendizagens “Aprender com a biblioteca escolar” imediatamente se conclui a Biblioteca Escolar encontra “terreno fértil” para poder levar a cabo a sua missão. As Metas de Aprendizagens TIC e o referencial de aprendizagens - Aprender com a biblioteca escolar devem ser encarados como documentos norteadores de um trabalho colaborativo, professor bibliotecário/professores das diferentes áreas curriculares, no sentido de integrar as TIC como alavanca para o desenvolvimento de literacias. “Aprender com a biblioteca escolar” surge no sentido de orientar o trabalho das bibliotecas escolares de modo a que sejam desenvolvidas as literacias de leitura, dos média e de informação. A dinâmica das bibliotecas escolares rumará no sentido de: na primeira, desenvolver o gosto e competências de leitura, escrita e comunicação; na segunda, possibilitar o desenvolvimento de competências em que o aluno seja capaz de aprender e participar através dos média e na terceira, desenvolver um trabalho que muna o aluno de ferramentas, através das quais seja capaz de fazer um uso crítico da informação. No referencial, “a literacia digital é abordada numa perspetiva transver­sal”. Cada área do referencial apresenta os desempenhos a atingir pelos alunos, bem como estratégias de operacionali­zação que auxiliam a biblioteca escolar a trabalhar as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento das diferentes literacias. Como refere Felizardo, este referencial simples, bem estruturado, pode constituir um suporte precioso para ajudar os Professores Bibliotecários na implementação de modelos de pesquisa, pois não se pode promover a literacia informacional sem o suporte da literacia digital.
O cruzamento/articulação dos documentos mencionados anteriormente, devem ser encarados pela BE, como referência para o desenvolvimento das competências transversais e de aprendizagem das diferentes literacias.


Referências bibliográficas:
Costa et al (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (931-936).
Felizardo, Helena. As metas de aprendizagem na área das tic no contexto do desenvolvimento das literacias e das competências transversais. in Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias.Leiria: ISLA.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca escolar . Lisboa: RBE (2012).